
Mesmo com as constantes evoluções na fabricação, a vida útil de um pneu está diretamente relacionada a uma manutenção cuidadosa do veículo. Segundo a Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), “a maioria dos usuários esquece que o pneu não é só um componente importante para a performance do transporte, mas também é essencial à segurança”.Desgaste dos pneus:Um dos primeiros pontos que devem ser abordados é o desgaste máximo do pneu (limite de segurança), que é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, ele já passa a ser considerado“careca”. Neste sentido, a resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. Sendo que o veículo pode ser apreendido.Para saber a hora certa de trocar o produto, os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Por isso, o motorista pode vistoriar bem o pneu periodicamente, sem necessidade de se deslocar a um estabelecimento comercial.Quando o pneu está careca, há um aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em pista seca; o espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em pista seca; não há drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas; cresce o risco de furos e cortes na banda de rodagem.Manutenção Mecânica:Para um bom desempenho no pneu, vários componentes mecânicos do veículo – como amortecedores ou molas, freios, rolamentos, eixos e rodas – tem influência sobre a quilometragem dos pneus, caso algum esteja com problema é possível que haja perda no rendimento. O desbalanceamento das rodas, por exemplo, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu.Além disso, o alinhamento de direção é muito importante, pois desvios mecânicos provocam desgastes prematuros de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro.Pressão dos pneus:Problema com a calibragem dos pneus – tanto maior quanto menor do que o necessário – ocasiona diversos problemas. A baixa pressão, por exemplo, apresenta vários problemas como a aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente); maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento).A perda de estabilidade em curvas (alteração da área de contato com o solo); direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência); desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência). Já o excesso de pressão provoca um desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área); perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo).Ações preventivasPequenas mudanças podem diminuir estes problemas e, assim, proporcionar maior rodagem do pneu. Para evitar desgaste excessivo e desnecessário, há algumas recomendações:
- Calibre os pneus semanalmente de acordo com a indicação do manual do fabricante;
- Faça rodízio de pneus;
- Evite sobrecarga de peso;
- Faça a manutenção preventiva de componentes do veículo que atuam diretamente sobre os pneus;
- Alinhe o sistema de direção e suspensão, além do balanceamento de pneus conforme indicado pelo fabricante;
- Utilize o pneu indicado para cada tipo de solo;
- Observe periodicamente o indicador de desgaste de rodagem (TWI – Tread Wear Indicators), que existe em todo pneu para mostrar o momento certo da troca;
- Evite o contato do pneu com derivados de petróleo ou solventes, que atacam a borracha;
- Evite a direção agressiva com frenagens fortes e mudanças bruscas de direção;